Proprietária de um apartamento no Rio de Janeiro foi impedida de alugar o seu imóvel através da plataforma Airbnb

 

A proprietária de um apartamento no Rio de Janeiro foi impedida de alugar o seu imóvel através da plataforma Airbnb por conta de determinação estabelecida em Assembleia Deliberativa do Condomínio.

Após a decisão de 1ª instância ser favorável para a proprietária, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ, ao julgar o recurso
interposto pelo condomínio no último mês, manteve a decisão entendendo que é direito do proprietário usufruir do seu bem “não podendo tal direito ser limitado pela convenção nem pelo regimento interno do condomínio, sob pena de indevida interferência e restrição no direito exclusivo de propriedade do condômino sobre a sua unidade residencial”, afirmou o desembargador Juarez Fernandes Folhes.

Além disso, para o desembargador em questão, esse tipo de locação tem caráter de locação por temporada e não de hotelaria/hospedagem que precisaria de toda uma estrutura para atender o locador.

Muito provável que essa decisão do TJRJ seja reformada, considerando que a maioria dos ministros do Superior Tribunal de Justiça – STJ, em duas decisões julgadas no ano passado, votou por permitir que condomínios residenciais proíbam o aluguel de imóveis, sob a condição de que a decisão seja definida em assembleia por dois terços dos moradores. O entendimento do STJ é que a locação por prazo inferior a 90 dias confere à prática acaracterística de hospedagem remunerada, alterando a mudança de destinação do imóvel de residencial para comercial, o que pode ser vedado pelas convenções condominiais.

A discussão pode chegar ao Supremo Tribunal Federal, caso o debate seja levado para a esfera constitucional como ofensa ao direito de propriedade imobiliária.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Prezado(a) Cliente,
Esperamos que esta mensagem o(a) encontre bem.

Gostaríamos de informar que identificamos uma tentativa de golpe ou fraude, na qual terceiros não autorizados estão entrando em contato com alguns de nossos clientes, utilizando indevidamente o nome é a identidade do escritório Anna Lyvia Ribeiro Advocacia.

Recentemente, alguns clientes receberam mensagens informando sobre a liberação de processos, solicitando dados pessoais e depósitos.

Queremos esclarecer que estas mensagens não foram enviadas por nossa equipe e que se tratam de uma ação fraudulenta.

Pedimos a sua máxima atenção e reforçamos que todas as comunicações oficiais do escritório são realizadas exclusivamente através do WhatsApp oficial, cujo número é (11) 93704-0585, telefone fixo (11) 2361-9954 e o e-mail: contato@annalyviaribeiro.com.br.

Não realizamos contatos telefônicos para solicitar informações pessoais ou financeiras. Caso receba mensagens suspeitas, entre em contato imediatamente conosco pelos canais oficiais mencionados acima para verificar a autenticidade.